top of page

O que você precisa saber sobre Obesidade: Sintomas, causas e tratamento.

  • Foto do escritor: Dra. Kamila Martins
    Dra. Kamila Martins
  • 25 de out. de 2022
  • 2 min de leitura

ree

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a obesidade é um dos principais problemas de saúde pública. Estima-se que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade (IMC > 30).

Apesar da prevalência, ainda é uma doença muito pouco tratada. Oferecer para o paciente tratamento clínico, orientações de mudança de estilo de vida são fundamentais para ajudar esse perfil de paciente.


O que é a Obesidade?

É o acúmulo excessivo de gordura corporal em uma pessoa. A classificação mais conhecida para obesidade é baseada no cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC):

  • IMC 25 a 29,9 caracteriza sobrepeso

  • IMC 30 a 34,9 caracteriza obesidade grau 1

  • IMC 35 a 39,9 caracteriza obesidade grau 2

  • IMC maior que 40 caracteriza obesidade grau 3

Hoje uma nova classificação da obesidade que leva em consideração os percentuais de peso perdido já é discutida, deixando o IMC com um papel menos relevante no manejo da doença.


Quais são os sintomas?

Alterações no sono, indisposição, dificuldade de deambulação, dores na coluna são alguns dos sintomas que podem estar presentes.

O mais importante é saber que a obesidade pode ser fator de risco para outras doenças como diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, esteatose hepática, hipogonadismo.


Quais são as causas da Obesidade?

A genética parece ser responsável por até 60-70% da doença obesidade. Genes por exemplo que favorecem uma menor percepção de saciedade, maior tendência a acumular gordura favorecem o ganho de peso. Hábitos de vida não saudáveis como dieta rica em açúcar refinado e gordura, sedentarismo, uso de medicações que sabidamente induzem ganho de peso podem ser fatores que contribuem pro surgimento da obesidade. Obesidade é doença complexa e multifatorial.


Como é o seu tratamento?

O tratamento clínico da obesidade deve incluir mudanças de estilo de vida como reeducação alimentar, atividade física, além de avaliação com seu Endocrinologista para definir tratamento medicamentoso a ser escolhido. Alguns pacientes irão se beneficiar de cirurgia bariátrica, indicação que deve ser bem avaliada e individualizada.

Independente do tratamento, devemos entender que obesidade é doença crônica e vai precisar de seguimento a longo prazo com especialista.


Para acompanhar mais conteúdos como esse e entender a endocrinologia de forma simples, continue me acompanhando por aqui e inscreva-se em minha newsletter para receber tudo em primeira mão.

Comentários


bottom of page